Quadro de Partida Direta

A partida direta para motores trifásicos é relativamente a ligação mais simples dentre todas as partidas usadas para acionar os motores trifásicos, pois o motor recebe a alimentação diretamente da fonte de energia trifásica, e dependem apenas de dispositivos de seccionamento para interferirem diretamente no seu funcionamento, como por exemplo os disjuntores, relés térmicos ou contatores.
Embora a partida direta seja simples e fácil de ser realizada, ela possui algumas características que devem ser observadas. A partida direta interfere diretamente no desempenho do motor trifásico e principalmente na rede elétrica onde o motor está instalado.
O uso da partida direta é mais interessante em situações em que deseja obter o desempenho máximo do motor logo no momento da partida, uma das principais características a ser aproveitada é o torque de partida, mas dependendo da situação, é recomendado a aplicação da partida indireta.

Existem algumas restrições em relação a utilização da partida direta nos motores, que são:

  • Só pode ocorrer este tipo de partida em motores com potência de no máximo 7,5 CV.
  • As instalações elétricas devem ter capacidade de conduzir a corrente de pico do motor, que acontece por um curto tempo, e suportar a corrente nominal do motor, que é a corrente permanente no circuito.
  • Os motores devem dar a partida sem carga, ou seja, a vazio, para somente depois de se ter atingido a rotação nominal, colocar a carga que deve ser aplicada.
Características:
Tensão nominal: Até 440V
Tensão de comando: 110V, 220V, 24VCA e 24VCC
Tensão de isolação: 690VCA
Corrente: Dimensionada conforme projeto do cliente
Frequência: 50/60 HZ
Forma construtiva: Até 2B
Grau de proteção: IP44, IP54 e IP65
Invólucro: Aço carbono, Aço inox e Alumínio
Cores padrão: RAL7032, RAL7035 e Munsell N 6,5
Certificação: IEC 61439-3 / NBR5410